Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44966

Compartilhe esta página

Título: Vantagens e desvantagens do uso de jogos matemáticos no presencial e no remoto: perspectivas elencadas por professores de Matemática do Agreste de Pernambuco.
Autor(es): SILVA, Elifas Bernardo
Palavras-chave: Jogos matemáticos; Formação de professor; Ensino presencial; Ensino remoto
Data do documento: 12-Mai-2022
Citação: SILVA, Elifas Bernardo. Vantagens e desvantagens do uso de jogos matemáticos no presencial e no remoto: perspectivas elencadas por professores de Matemática do Agreste de Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O presente trabalho objetiva analisar as vantagens e desvantagens do uso de jogos nas aulas presenciais e remotas elencadas por professores que ensinam Matemática em municípios do Agreste de Pernambuco. Para isso nos referenciamos em investigações que discutem sobre o uso de jogos como estratégia de ensino de matemática, o papel do professor no uso desse recurso e os jogos digitais como recursos tecnológicos para aulas no ensino remoto. O uso de jogos, nessa pesquisa, está sendo analisado como uma metodologia que apresenta vantagens e desvantagens, e dependendo do planejamento do professor, o jogo poderá ser um recurso para suscitar uma melhoria na aprendizagem dos alunos. Nossa pesquisa tem um caráter qualitativo, que com base nas considerações de sete professores de matemática dos Anos Finas do Ensino Fundamental e Ensino Médio do agreste de Pernambuco, em um questionário constituído de duas seções que visavam evidenciar as perspectivas dos professores sobre o tema. A maioria dos professores utilizou os jogos como recurso didático nas aulas presenciais, entretanto, para as aulas remotas se deu o contrário. Em relação às vantagens e desvantagens, para o ensino remoto foram citadas menos vantagens e mais desvantagens do que para o presencial, demonstrando assim, a existência de algumas dificuldades no uso de jogos nas aulas remotas dos professores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44966
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ELIFAS BERNARDO SILVA - FINAL.pdf489,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons